Vôo do Beija-flor

Vôo do Beija Flor - Elisa Cristal

domingo, 20 de janeiro de 2019

Picasso me emociona !





Pablo Picasso comigo neste domingo. De repente, ele me veio à memória. Busquei imagens e textos. Lembrei emoções que senti quando visitei, em 2009, sua Guernica no Museu Rainha Sofia, em Madri, para ir, dias depois, ao Museu Pablo Picasso, em Barcelona.
Nos anos 80, como editora de um jornal para a colônia espanhola no Brasil, tive que publicar diversas matérias sobre ele, sua vida e sua obra.
Quando vejo esse vídeo "como entenderPicasso" , me indago por que? 
Um artista como ele não precisa ser entendido. Basta senti-lo. Por isso, chorei em frente à Guernica. Chorei a dor das vítimas do fascismo da guerra civil espanhola que Picasso traduziu no imenso painel.
Em Barcelona, minha visita solitária durou umas 3 horas. Vi obras do início da sua carreira. Ele viveu ali na adolescência.  São pinturas de estilo clássico,  perfeitas.
Sua extensa vida de 91 anos nos proporcionou um leque de obras entre pinturas, esculturas e gravuras. Uma vez, em São Paulo fui ver uma exposição de gravuras e desenhos ou esboços . Fantásticos. Sobre touros com traços perfeitos. Fiquei encantada.
Quando vejo fotos ou filmes do homem Picasso, me passa a idéia de alguém com vivências intensas. Relacionamentos afetivos, mulheres e amantes, dificuldades em lidar com filhos e netos, mazelas próprias do ser humano comum.
Sobretudo, Picasso é o criador, o grande artista. Esse é o seu legado. Foi ativista e se exilou na França . Tinha consciência política distinguindo opressão e reagindo a ela. Mas seu forte é a sua arte.
Esta nos comove. Nos intriga na sua fase cubista, por exemplo. 
Pablo Picasso é a representação metafórica do século XX. 
Reconhecido no mundo inteiro, o malaguenho de tantas facetas, a despeito da sua história,  é patrimônio de uma humanidade sensível à expressão através de imagens ou de esculturas. Ele me Emociona!
Cida Torneros 


Nenhum comentário:

Postar um comentário